quinta-feira, 26 de abril de 2012

AULAS DE ARTESANATO PARA ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) E PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO (PBA)


As aulas aconteceram na Escola José de Sena Filho, no dia 24/04/2012, ministradas pela professora Maria Zenilda de Oliveira, com duração de 3 horas. Nesse dia foram confeccionados porta-celulares em feltro. O artesanato é um ponto forte para as terapias ocupacionais e o desenvolvimento de pontencialidades utilizando técnicas e materiais diversos. O artesanato proporciona as pessoas a descoberta e o desenvolvimento da arte, criatividade, percepção, senso crítico, sensibilidade, união e socialização. Esses cursos são oferecidos pela Secretaria de Assistencia Social, em parceria com a Secretaria de Educação do município.


 As oficinas de artesanato tem por objetivo promover e capacitar as pessoas, idosos, jovens e adultos. Suas potencialidades e autonomia, bem como fortalecer os vínculos familiares na medida em que todos independente de idade, poderão ser parceiros nesse processo. Os usuários podem desenvolver trabalhos de acordo com sua aptidão e interesse, e as peças produzidas poderão ser comercializadas e a renda direcionada para aquisição de materiais para fazer novos produtos.


Como objetivos específicos, a professora Zenilda procura estimular a criativade, desenvolver potenciliadades, proporcionar a socialização entre amigos e familiares, desenvolver autonomia, estimular aprendizado de técnica que além de proporcionar momentos de descontração possam trazer a oportunidade de geração de renda para os alunos envolvidos. Fortalecer os vínculos afetivos com as outras pessoas.


As atividades desenvolvidas são:
- Customização com feltro;
- Decoração de almofada com flores de fuxico e outras;
- Confecções com flores de E.V.A;
- Trabalhos em meias de seda;
 - Bordados em gerais com fita, ponto cruz e etc.
- Pintura em tela,
- Lembranças comemorativas;
- Cursos de chocolate;
-  Cestas temáticas;
-  Bijuterias, entre outras.

0 comentários:

Postar um comentário