sexta-feira, 7 de outubro de 2011

COITÉ DO NÓIA PARTICIPA DO PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA “FORMAÇÃO PELA ESCOLA”


 No dia 30 de setembro de 2011, aconteceu em Coité do Nóia a aula inaugural de mais um curso - Módulo Pli - e a entrega dos Certificados dos cursos ofertados anteriormente (Competências Básicas, Controle Social para Conselheiros , PDDE , Pnae e  Fundeb). Os cursistas tem o apoio total do Prefeito Bueno Higino e da Secretária de Educação  Neves Higino e a dedicação e empenho da Tutora do Programa Formação Pela Escola no Município Luciene Júlia. O Programa está sendo um sucesso, pois está gerando muitas discussões e despertando em cada cursista o interesse de aprofundar o estudo nos temas trabalhos.


Desde outubro de 2010, vem acontecendo os cursos do Programa Nacional de Formação Continuada a Distância nas Ações do FNDE ”Formação Pela Escola”. O público alvo é constituído por profissionais de ensino, técnicos e gestores que atuam na Educação Básica Pública Estadual, Municipal e do Distrito Federal, por membros das comunidades escolares e participantes das diversas formas de organização social que exerçam funções de execução, monitoramento e controle social de recursos orçamentários alocados nos programas, ações e projetos educacionais financiados pelo FNDE, como membros do comitê local do PAR - Plano de Ações Articuladas e dos Conselhos de Controle Social da Educação (Conselho Municipal de Educação–CMM; Conselho Escolar–CE; Conselho de Alimentação Escolar – CAE; Conselho de Acompanhamento e Controle Social – CACS do Fundeb) que atuam no segmento da educação básica e qualquer cidadão que tenha interesse em conhecer as ações e os programas do FNDE. 
O Programa é organizado em cursos modulares de 40 horas cada e compõe-se de: um módulo de "Competências Básicas", com a temática do FNDE apoio às Políticas Públicas para a Educação Básica obrigatório a todos os participantes e outros seis módulos temáticos (PDDE, Pnate, Pli, Pnae, Fundeb e Prestação de Contas). Está dividido em duas fases: fase presencial, com oito horas, sendo quatro no início e quatro no final de cada módulo e fase a distância, com 32 horas, num período mínimo de 30 dias e máximo de 45.  A sua execução atende o preceito de corresponsabilidade entre as esferas federal, estadual e municipal, estabelecido pelo Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).

0 comentários:

Postar um comentário