quarta-feira, 25 de julho de 2012

PROJETO AS MÃOS NÃO SÃO PARA BATER


No último dia 18 de julho, a Assistente Social Eurides Félix, juntamente com as professoras Irani José e Maria das Neves, estiveram presentes na Escola Vereador João Pereira, situada no Alto de Santo Antônio, para dar continuidade ao projeto "As mãos não são para bater". Tendo como objetivo ensinar as crianças a resolverem os conflitos do dia-a-dia sem violência.



No primeiro momento foi aplicado uma dinâmica de autorreconhecimento e assistiram o vídeo "As mãos - Patati Patatá". Também foi explanado o conteúdo do livro "As mãos não são para bater" de Spartine Agossi, por fim houve a execução de atividades de acordo com o que foi visto no vídeo.


segunda-feira, 23 de julho de 2012

MÊS DE JUNHO NAS ESCOLAS RURAIS DE COITÉ DO NÓIA






O mês de Junho sempre desperta no professor o interesse em trabalhar com os alunos o assunto “Festa Junina”. Em Coité do Nóia-AL, o mês é marcado por grandes comemorações, que se iniciam no dia 12/06, véspera do Dia de Santo Antônio e terminam no dia 29, dia de São Pedro. Na zona rural, as escolas Firmino Miguel de Oliveira, Pedro Custódio e Olavo Bilac executam o projeto com os seguintes objetivos: enriquecer o conhecimento dos alunos quanto aos costumes das festas juninas; conhecer as características das festas juninas em diferentes regiões do país; Valorizar e demonstrar atitudes de respeito ao trabalho e ao homem do campo; Compreender a história da festa junina, bem como seu valor dentro do folclore brasileiro, destacando seus aspectos sociais e religiosos; Perceber a importância do trabalho em equipe e a união do mesmo.




A culminância o Projeto aconteceu no dia vinte e sete de junho de 2012, no Sítio Pereira Velho com a presença do Profeito Bueno Higino, Secretária de Educação Maria das Neves Higino, Diretora Juliene Soares, coordenadoras Maria Josete, Josefa Denize, professoras: Luciene Maria de Lima, Maria Eliete da Silva, Eliege Gomes, Rosimeire Vital  e demais técnicos da SME. Na oportunidade, estiveram presentes os pais dos alunos e comunidade local para prestigiar as apresentações dos alunos como mostram as fotos.







quarta-feira, 11 de julho de 2012

VIVA SÃO JOÃO - APRESENTAÇÃO JUNINA DA ESCOLA OLAVO BILAC

Os alunos da Educação Infantil da Escola Olavo Bilac sob a responsabilidade da professora Márcia Maria Miguel, apresentaram no dia vinte e sete de junho de 2012 uma dança “Viva São João”. Na oportunidade estavam prestigiando a festa o prefeito Bueno Higino, a Secretária de Educação Maria das Neves Higino, Diretora Juliene Soares, coordenadoras Josefa Denize, Josete Costa e demais técnicos da SME.
O objetivo do projeto foi proporcionar a interação entre escola e comunidade;  desenvolver a arte e cultura; promover o desenvolvimento cognitivo e artístico das crianças através de tradição da cidade Coité do Nóia que é comemorar as festas juninas.