sexta-feira, 30 de setembro de 2011

COITÉ DO NÓIA PARTICIPA DA FORMAÇÃO DE EDUCADORES DO CAMPO.


Nos dias 29 e 30 de Setembro de 2011, está sendo realizada  no auditório da Universidade Estadual de Alagoas- UNEAL, no Campus da cidade de Palmeira dos Índios, uma Formação para Educadores/as do Campo. 


 A  Secretria Municipal de Educação do município de Coité do Nóia – Al, encaminhou uma equipe de 10 servidores (Diretoras Escolar, Coordenadoras Pedagógica, e Professoras) para participarem da Formação que está sendo ministrada pela RECASA/AL (Rede de Educação Contextualizada do Agreste e Semiárido.)



quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Prefeito Bueno Higino recebe um buquê verde

Os professores do Procampo entregaram ao prefeito Bueno Higino um buquê verde simbolizando a Educação do Campo no município de Coité do Nóia.


Professores de Coité do Nóia participaram da aula inaugural do Procampo


Procampo: é um programa da Uneal, em parceria com o Governo Federal, que oferta o curso de Licenciatura Plena em Educação do Campo para professores sem graduação que atuam no campo nas áreas de Línguas, Artes e Licenciatura e Ciências da Vida, da Natureza e Matemática. A iniciativa é pioneira em Alagoas.
A coordenação do programa de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Estadual de Alagoas realizou, nesta terça-feira (27), a aula inaugural do curso, no auditório do Campus I, em Arapiraca. os 60 professores do campo aprovados no programa do vestibular do programa foram recebidos com música, café da manhã, e com as tradicionais boas-vindas de gestores, professores e autoridades.
A solenidade contou com a presença de representantes de prefeituras, movimentos sociais ligados a questão do campo, como Movimento dos Trabalhadores Sem terra, Movimento dos Trabalhadores do campo e Fórum Estadual Permanente de Educação do Campo.

A Secretária de Educação de Coité do Nóia reune Técnicos e Diretores escolares para implantação dos Conselhos Escolares


A gestão democrática no âmbito escolar proporciona o exercício de cidadania, focando autonomia e democracia através da participação dos segmentos da comunidade educacional. Assim sendo, neste dia 23 de setembro de 2011 realizou-se a 1ª reunião para efetivar a implantação de conselhos escolares das escolas do município por meio de um processo formativo e participativo.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

PROGRAMAÇÃO MÊS DE OUTUBRO

08/10/2011
  • Inauguração da reforma da Escola de Ensino Fundamental Manoel Miguel de Oliveira - Povoado Oitizeiro;
  • Contando Histórias na Praça - Povoado Oitizeiro;
          Participação das Unidades Escolares:
          - Escola de Ensino Fundamental Manoel Miguel de Oliveira - Povoado Oitizeiro - Direção Marizete Pereira;
          - Creche Mãe Rainha - Centro e Oitizeiro - Direção Irene Maurício;
          - Escola de Ensino Fundamental Major José Barbosa - Povoado Boqueirão do Ivo - Direção Josete Felix.

         Participação Professores do PROINFANTIL;


às 14 horas 

16/10/2011 
  • Brincando na Praça - Em frente a Prefeitura e a Biblioteca Municipal;

28/10/2011
  • Comemoração dos Funcionários Públicos;


ADMINISTRAÇÃO COITÉ DO NÓIA PARA TODOS - Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Educação e Secretaria de Cultura e Promoção.

Coité participa da III Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional - CESAN


No dia 20/09 aconteceu no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso na capital alagoana a III Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional- CESAN com o objetivo de construir compromissos para a efetivação do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional - SISAN e ampliou as responsabilidades na luta pela diminuição das desigualdades sociais no Brasil.
Nosso município participou do evento com as respectivas delegadas: professora Jeane Albuquerque representando o Conselho de Alimentação Escolar- CAE, as nutricionistas Mirtes Andréia e Maria Martins representando a gestão e ainda como convidada a assistente social da educação Cristiane Teixeira.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Coité do Nóia comemora 48 anos de Emancipação Política


A população de Coité do Nóia, comemorou nesta última quarta-feira (21), 48 anos de Emancipação Política.
Pela manhã, houve celebração de missa pelo Pe. Teófilo Henrique, na Igreja de São Benedito. 

Em seguida, o prefeito Bueno Higino e a primeira dama do município, Normal Suelly Higino, além do presidente da Câmara de Vereadores Hênio Porto, vereadores e outras autoridades comunitárias participaram da solenidade de hasteamento das bandeiras, em frente à prefeitura.



O prefeito também entregou as chaves de três ônibus escolares para a Secretaria Municipal de Educação, tendo como secretária a senhora Neves Higino. A cerimonia foi prestigiada pelos secretários de Cultura e Promoções, Emerson Porto; de Saúde, Kelmany Antonio; de Esportes, Geraldo Lúcio; de Agricultura, Flávio Tenório,  de Obras, José Jarbas e Assistência Social, Bueninho Higino.


Bueno seguiu em comitiva até o povoado Manoel Gomes, onde assinou ordem de serviço para a construção de uma unidade de saúde para atender os moradores da comunidade e adjacências. 

As festividades prosseguiram no período da tarde com desfile estudantil, que reuniu milhares de pessoas. 
















As comemorações foram encerradas à noite, com a realização dos shows das Bandas Desejo de Menina e Forró do Tchê.



terça-feira, 20 de setembro de 2011



O Prefeito Bueno Higino e equipe, juntamente com a Câmara de Vereadores, têm a honra de convidar a todos para participarem das solenidades de comemoração do 48º aniversário de Emancipação Política do Municípo de Coité do Nóia no dia 21 de setembro de 2011.

Programação:
07h30 - Missa
08h30 - Hasteamento das Bandeiras
15h30 - Desfile Cívico
21h00 - Show com as bandas
            Desejo de Menina
            DJ Rafa
            Banda Forró Tche

CURSISTAS DO PROINFANTIL PARTICIPARAM DA AULA DA SAUDADE



No dia 15 de setembro de 2011, 14 cursistas do município de Coité do Nóia participaram da aulda da saudade do Programa de Formação Inicial para Professores em Exercício na Educação Infancil (PROINFANTIL), realizado na Escola Pedro de França Reis no município de Arapiraca. No qual Fizeram a encenação da história infantil  "A Formiguinha e a Neve". 


terça-feira, 13 de setembro de 2011

CONTANDO HISTÓRIAS NA PRAÇA


Aconteceu no ultimo sábado, dia 10/09/11 em frente a biblioteca pública mais uma tarde de leituras, contação de histórias, dramatizações, e brincadeiras com palhaços que animaram crianças, adolescentes e adultos sob a coordenação de Daniela Porto e Maria Hélida.


A abertura foi realizada com a entrada do casal de palhaços Petequinha e Florzinha do município de Arapiraca, apresentados pela professora Djanira Amorim, com livros abertos.


 Contando a história da formiguinha, seguindo com danças e brincadeiras. Por ser o encerramento da semana da Independência houve o momento oficial com o músico Jair Rodrigues e representantes da banda Marcial de Coité do Nóia, que juntamente com todos os presentes cantaram os hinos do Município, de Alagoas e Nacional.


Continuando o encontro cultural, entrou em cena a Escola de Ensino Fundamental Prefeito José Custódio com duas apresentações: "O baile na praça", com os alunos da educação infantil, sob a coordenação das professoras Fernanda e Laene e "Tempos de Escola" com as crianças Etelvina Taiane e José Elerson. alunos do 5º ano da professora Luciene Júlia, tendo o apoio de Alexsandro Soares.



.A secretaria de cultura do município de Junqueiro participou do encontro com os contadores de histórias apresentando a história do circo "Bagunça bem Feita", coordenados pela Professora Rosangela e Fabricio.


O encerramento ocorreu com a equipe do Programa de Formação Inicial para Professores em Exercício na  Educação Infantil (PROINFANTIL), encenando a história "A formiguinha e a neve", sob a coordenação das tutoras Neide Magalhães e Gilvete Porto.


O apoio e participação do prefeito Bueno Higino foi fundamental para a realização de mais uma tarde cultural no município.














sábado, 10 de setembro de 2011

MPDC, RECASA,UFAL E UNEAL PROMOVEM FORMAÇÃO CONTINUADA


No dia 09 de setembro de 2011, as técnicas da Secretaria Municipal de Educação de Coité do Nóia, participaram de uma reunião, na AAGRA (Associação de Agricultores Alternativos), localizada no municípo de Igací,  para tratar do processo de formação continuada em Educação Contextualizada com o Campo.


O Projeto  tem  o objetivo de contribuir na busca pelo direito a educação de qualidade com o foco no desenvolvimento sustentável melhorando assim os indicadores das escolas do campo.


O MPDC (Movimento Pró-Desenvolvimento Comunitário), RECASA ( Rede de Educação Contextualizada com o Agreste e Semiárido), UFAL (Universidade Federal de Alagoas) e a UNEAL (Universidade Estadual de Alagoas) irão desenvolver o Projeto de formação Continuada em Convênio com o MDA (Ministério de Desenvolvimento Agrário).